"Invasão" de colónias de férias são a grande preocupação das autoridades

Após a interdição de banhos na praia de Carcavelos, as autoridades deram início a uma campanha "muito forte" para evitar que os banhistas, sobretudo as crianças das colónias, que amanhã forem às praias da Linha de Cascais possam contrair algum problema de saúde.
Publicado a
Atualizado a

Ao DN, o comandante Cruz Gomes, da capitania do porto de Lisboa, teve hoje início uma campanha "muito forte" para prevenir problemas de saúde nos banhistas que hoje irão praias da chamada Linha de Cascais, designadamente a de Carcavelos, Torre e Oeiras. "A nossa principal preocupação é com as crianças das colónias que vem para estas praias da parte da manhã", refere, sublinhando que foram dadas informações concretas às várias entidades que estão a trabalhar em articulação. Entre elas, estão a Proteção Civil, as autoridades sanitárias e marítimas, Câmara Municipal de Oeiras, Polícia Municipal e monitores das colónias.

Fonte da Polícia Marítima de Cascais, responsável pela jurisdição da praia de Carcavelos, disse ao DN que a interdição de banhos nesta zona balnear só será levantada quando "o resultado das análises da água o permitir". Amanhã deverá manter-se a bandeira vermelha, enquanto nas duas outras praias, os banhistas deverão ser recebidos com bandeira amarela, visto que estas não foram interditas.

Algas e microalgas serão, ao que tudo indica, as grandes responsáveis pela interdição de banhos em Carcavelos e pelo reforço de vigilância das vizinhas praias da Torre e de Oeiras. Durante a monitorização das águas, "não se verificou a existência de alforrecas ou algo parecido. Para já, e segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), suspeita-se que, com o calor, as algas e microalgas tenham começado a libertar mais toxinas que levaram ao aparecimento de urticária em alguns veraneantes", disse o comandante Cruz Gomes, da capitania do porto de Lisboa, responsável pela jurisdição das praias da Torre e de Oeiras.

A Polícia Marítima de Cascais avançou que a origem do problema em Carcavelos "tem como hipótese mais provável o mesmo fenómeno".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt